Por que as pessoas se sentem infelizes?

Eu acredito que a felicidade está nas coisas simples da vida, nos pequenos gestos de carinho, no olhar cativante das pessoas, na pureza das crianças, no abraço fraterno dos amigos, no convívio pacífico das famílias e no pensamento centrado em Deus!

Acredito que a definição de felicidade é subjetiva, cada um terá um conceito pronto, preestabelecido. Há também quem diga que felicidade não existe, o que existe, seriam “momentos felizes”.

Seguindo este raciocínio lógico, então será menos difícil para estabelecer um diálogo produtivo, elencarmos o que nos traz a infelicidade.

Um dos motivos que tenho observado é que muitas vezes colocamos nossos desejos num patamar bem acima do que podemos alcançar, criando assim falsas expectativas. Aí você pode me indagar nobre leitor: mas, Osilávio, já vi você defendendo que o homem evolui ate o quanto sua mediocridade permite. É verdade! O que pretendo deixar bem  claro é que devemos sempre sonhar ilimitadamente, mas, sempre com o pés no chão, se aproximando das nossas possibilidades e das nossas realidades.

Outro motivo é não querermos sair da nossa zona de conforto, e querermos sempre o caminho mais fácil. Quantos talentos não são desperdiçados por isso?

Há um motivo em especial que me chama muita atenção: temos a mania de ir na cabeça dos outros, muitas vezes atropelando nossos sentimentos mais profundos. Para mim isso soa como se não acreditássemos em nós mesmos!

Há um motivo ainda mais cruel para infelicidade, que é cultivar dentro de nós sentimentos negativos como ódio, ciúmes, inveja e a vaidade. Este vai mais além, pois tem o condão de destruir amizades, esvaziar os lares e corroer tudo que há de bom dentro de nós.

Segundo minha mãe, as pessoas estão infelizes por não terem Deus no coração.

Há ainda os que se acham infelizes por não possuírem grana. Saibam que 75% dos milionários são infelizes. Dinheiro para mim é consequência.

Eu acredito que a felicidade está nas coisas simples da vida, nos pequenos gestos de carinho, no olhar cativante das pessoas, na pureza das crianças, no abraço fraterno dos amigos, no convívio pacífico das famílias e no pensamento centrado em Deus!

Fica evidente que há muitos mais motivos que nos leva a infelicidade e vai variar das escolhas e prioridades de cada um. Como também fica evidente que não há um caminho pronto, acabado para felicidade. “Caminhante, faz-se caminho ao caminhar…” Então meus amigos vamos fazer uma faxina nas nossas mentes, varrendo todo tipo de sentimento negativo, vamos pensar fora da caixa, abandonando nossa zona de conforto, vamos passar a acreditarmos mais em nós mesmos e acima de tudo ter Deus nos nossos corações. Criando este ambiente positivo ao nosso entorno com certeza não garantirá a felicidade de ninguém , mas já começaremos a pavimentar esse caminho.

E vocês caros leitores o que tem a dizer ou divagar sobre o tema. Vocês são felizes?

Gostaria de deixar com vocês uma reflexão desta grande alma, o Buda :

Um homem disse a Buda:

“Eu quero a felicidade.”

Buda respondeu:

Retira o Eu…, é o ego,

Depois retira o quero… é o desejo.

Agora observa, ficou só a felicidade.

Fiquem com Deus e sejam felizes!

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *